sábado, 26 de abril de 2014

O que a mulher deve fazer antes de engravidar? Veja cinco dicas
Unknown10:47 0 comentários

alimentação saudável e prática de exercícios são fundamentais

Foto: SXC
Qual mulher não deseja uma gravidez sem complicações e que o bebê nasça saudável? Se você pretende engravidar em breve, então é hora de começar a tomar algumas atitudes e ter cuidados com a sua saúde para que a gestação seja tranquila.

CONFIRA CINCO DICAS ABAIXO

De acordo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, é indispensável que a mulher faça alguns exames básicos antes de engravidar, como hemograma e análise de colesterol e diabetes."Outros exames, como ultrassonografia e dosagens hormonais também são importantes, além de verificar a pressão arterial para avaliar as condições físicas. Informe ao seu médico sobre medicações que está tomando. Algumas podem ser perigosas para o bebê, devendo ser suspensas e substituídas antes mesmo de engravidar", conta.

Além dos exames, a futura mamãe precisa estar atenta ao seu peso. "Se estiver acima do peso é importante que faça uma dieta, além de largar vícios como cigarro e bebidas alcoólicas. Ainda é necessário colocar as vacinas em dia", explica a ginecologista.

Mulheres que pretendem engravidar novamente após abortos, ou que tiveram alguma complicação numa gravidez anterior, devem fazer exames para diagnosticar as causas e tratá-las. "As complicações podem ter sido hormonais, anatômicas - como má formação do útero ou das trompas -, ou causadas por doenças infecciosas, imunológicas ou genéticas.Identificar as causas de um aborto é importante para garantir que a próxima gestação seja bem sucedida", ressalta a médica.

Confira abaixo cinco atitudes que você deve ter antes de engravidar:
  • 1
    Cuide da alimentação
    Algumas futuras mamães precisam receber uma dose extra de vitaminas para que seu bebê se desenvolva com saúde. Por isso é recomendada a ingestão de ácido fólico. "O ácido fólico pode prevenir defeitos no fechamento do tubo neural e também doenças congênitas. O recomendado é que a mulher comece a tomar o medicamento três meses antes de começar as tentativas para engravidar", esclarece Mantelli.

    Consumir alimentos ricos em ácido fólico, como verduras escuras (couve, escarola, espinafre), batata, feijão, lentilha, ervilha, ovo, salmão, carne vermelha, laranja, limão e tangerina também é recomendado.
  • 2
    Pratique exercícios
    A prática de exercícios físicos trará benefícios para o bebê e para a mãe. "Eles ajudam a manter o peso, a melhorar a postura e diminuir as dores lombares, reduzem o inchaço nas pernas, auxiliam no trabalho de parto, além de reduzirem o risco de doenças graves, como o diabetes gestacional e hipertensão", explica.
  • 3
    Vá ao dentista
    Cheque se está tudo em ordem na sua saúde bucal. "As mudanças hormonais decorrentes da gravidez podem deixar os dentes e gengivas mais sensíveis", diz a médica. Visite seu dentista e faça um check-up e limpeza para evitar complicações posteriores.
  • 4
    Evite infecções
    Manter hábitos saudáveis evita qualquer tipo de infecção que possa prejudicar a saúde do bebê. "Verifique se as comidas na sua geladeira são mantidas a menos de 4ºC de temperatura para evitar o risco de contrair infecções bacterianas. Fique atenta ao preparo dos alimentos, com lavagem adequada de frutas e verduras", aconselha a ginecologista.
  • 5
    Conheça o histórico familiar de doenças
    Investigue se tem casos, na sua família e na do seu companheiro, de Síndrome de Down, anemia falciforme, fibrose cística, atrasos de desenvolvimento, defeitos congênitos ou problemas de coagulação do sangue. "Essa investigação é necessária para prevenir complicações da gravidez e avaliar a possibilidade do seu bebê desenvolver algum tipo de anormalidade", alerta Erica Mantelli.
Categoria:
Sobre o autor Melissa Cristina Milani - Blogueira e Mãe de Família, Comanda o Blog Desde 23/01/2013 Facebook ou Twitter

0 comentários

Postar um comentário